Quem somos

Bosisio Advogados é um escritório especializado em Direito do Trabalho, exercendo, há décadas, com capilaridade nacional, a advocacia empresarial contenciosa, prestando, ainda, ampla consultoria, de orientação preventiva, em linha direta com os setores de RH e Jurídicos, visando a uma constante atualização das políticas de compliance e a proporcionar soluções técnicas para questionamentos de rotina, e de natureza especial, através da elaboração de pareceres circunstanciados, além do assessoramento e assistência em negociações coletivas e também em procedimentos de solução acordada ou mediada de conflitos, de âmbito judicial e extrajudicial.

Em sintonia com a relevância exponencial das questões afetas ao Direito do Trabalho e de suas repercussões na vida corporativa, investimos na formação de bons profissionais, sólidas parcerias e em conteúdo técnico diferenciado, para um retorno qualificado e ágil, e, na mesma medida, na constante capacitação estrutural e tecnológica dos nossos serviços, buscando atender, de forma personalizada, a diferentes perfis de carteiras, processos, necessidades e setores da economia.

Sócios

Sócio-diretor de Bosisio Advogados, onde atua há 30 anos. É membro da Comissão de Direito do Trabalho do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB). Foi membro do Tribunal Administrativo e do Trabalho do Mercosul e professor convidado da FGV/RJ, em cursos de educação continuada em Direito Empresarial do Trabalho. É referência na advocacia especializada em Direito do Trabalho, autor de diversos artigos e citado nos anuários Who’s Who Legal e Análise 500.

Formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em 2000, atua, desde então, na advocacia trabalhista. É Procurador do Município do Rio de Janeiro, desde 2002, e membro de bancas examinadoras em concursos públicos para Procuradorias Municipais.

Formada em Direito pela PUC-Rio, em 1992, é advogada no Bosisio Advogados desde 2010. Foi coordenadora e professora orientadora do Escritório Modelo da UERJ, entre 1997 e 2008. Foi membro de bancas examinadoras das provas objetivas e de título dos concursos para a residência jurídica na área trabalhista do escritório modelo da UERJ no período de 2002-2005 e em 2008. Ana Tereza foi membro da Banca Examinadora das provas objetiva e/ou oral para os cargos de advogado da FAPES e do Conselho Regional de Farmácia, em 2005, Conselho Regional de Enfermagem, em 2007, e do Conselho Regional de Psicologia, em 2008. Além disso, foi membro de Bancas Examinadoras de Monografias para graduação, para conclusão da residência jurídica e aferição oral dos alunos da UERJ em conjunto com a OAB/RJ.

Formado em Direito pela Faculdade de Direito da UERJ, em 1994, é Bacharel em Ciências Contábeis pela Faculdade da Cidade (1995). Atua em Bosisio Advogados, desde 2000, e é vice-presidente do Tribunal de Justiça Desportiva da Federação de Volley-Ball do Estado do Rio de Janeiro (FEVERJ).

É membro / colunista filiado ao Instituto Brasileiro de Direito Desportivo (IBDD); procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva do Futebol, procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Basquete e Procurador do Superior Tribunal de Justiça Desportiva da Confederação Brasileira de Vôlei. É membro da International Sports Lawyers Association e especialista em Direito Desportivo e do Trabalho.

Formada em Direito pela Universidade Santa Úrsula, em 1990, iniciou sua carreira no escritório Paulo Costeira Advogados, onde se tornou sócia, em 1994. Atua em Bosisio Advogados desde 2009.

Formado em Direito pela UERJ, em 1998, é pós-graduado em Direito do Trabalho pela PUC-RJ. Iniciou a carreira no escritório Paulo Costeira Advogados de 1998 a 2013. Sócio de Domingues Lopes Advogados desde 2013, e, atualmente, atua em associação com Bosisio Advogados, com atuação na área do Direito do Trabalho. Autor do livro Processo do Trabalho – Volume 10 (Coleção Tópicos do Direito, Lumen Juris Editora, 2010).

Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, em 1994, foi sócio no Perez e Rezende entre 1995 e 2008. Atua em Bosisio Advogados desde 2009.

Formada em Direito pela Universidade Gama Filho, em 2008, iniciou a carreira no Bosisio Advogados em 2007, onde atua na gestão técnica e operacional de grandes contas.

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1997, é membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros, participando da Comissão de Direito do Trabalho. Além disso, é mestrando em Direito do Trabalho e Previdenciário pela UERJ e professor convidado no Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino do Direito da UERJ – CEPED, onde ministra aulas de Direito Processual Previdenciário.

Formado em Direito pela UERJ, em 1984, foi sócio no Perez e Rezende entre 1987 e 2009. Atua em Bosisio Advogados desde 2009.

Formado em Direito pela Faculdade Nacional de Direito da Universidade do Brasil, em 1967, procurador do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro, desde a fundação, em 1980. Atuou como Subprocurador Chefe do Tribunal de Contas do Município do Rio de Janeiro em dois períodos: 1991-1992 e 1999-2014. É membro efetivo do Instituto dos Advogados Brasileiros e integra bancas examinadoras em concursos públicos, em especial, para o cargo de Juiz do Trabalho do Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região. Dedica-se exclusivamente à área trabalhista desde que se formou, com atuação em escritórios especializados no Direito do Trabalho, mais notadamente Paulo Costeira Advogados e Domingues Lopes Advogados. Recentemente, atua em associação com Bosisio Advogados.

Formada em Direito pela Universidade Cândido Mendes, em 2007, iniciou a carreira no Bosisio Advogados em 2006, ainda como estagiária, e hoje atua na gestão técnica e operacional de grandes contas.

Formado em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1998, é pós-graduado “Lato Sensu” em Direito do Trabalho e Processual do Trabalho pela Escola de Magistratura Trabalhista (EMATRA). É pós-Graduado “Stricto Sensu” em Direito do Estado pela UERJ e presidente da Comissão de Direito do Trabalho do IAB. Além disso, é Diretor Jurídico da Casa de España de Rio de Janeiro (CDE) e autor do livro Processo do Trabalho – Volume 10 (Coleção Tópicos do Direito, Lumen Juris Editora, 2010). Atua nas áreas trabalhista e cível.

Formado em Direito pelo Instituto Metodista Bennett, em 1998, atua em Bosisio Advogados desde 1998.

Formado em Direito pela Universidade Cândido Mendes, em 2000, atua em Bosisio Advogados desde 2001.

Consultores

Formado em Direito pela PUC-RJ, em 1972, atua como advogado na área empresarial e trabalhista. Consultor e fundador do Victor Farjalla Advogados, atua em associação consultiva com o escritório Bosisio Advogados. Procurador aposentado do Estado do Rio de Janeiro e professor de Direito e Processo do Trabalho na Escola Superior de Advocacia Pública da Procuradoria Geral do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Direito e Evolução Social pela Universidade Estácio de Sá e pós-graduado em Negociação Coletiva e Relações Sindicais. Além disso, é membro do Conselho Superior do Instituto dos Advogados Brasileiros e de sua Comissão de Direito do Trabalho.

Formado pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), em 1998. Pós-graduado em Direito da Economia e da Empresa pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/RJ). Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor de Direito Constitucional da Escola da Magistratura do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro ­ EMERJ. Membro de bancas examinadoras em concursos públicos. Atuou como advogado em renomados escritórios de advocacia. Procurador do Estado do Rio de Janeiro. Atuante nas áreas Cível, Empresarial e Administrativa.

Áreas de Atuação

Áreas de Atuação

Segmentos Econômicos

Bancos e Financeiras
Energia
Seguradoras
Oléo e Gás (upstream e downstream)
Aviação
Telecomunicação
Transporte e Logística
Direito Desportivo Trabalhista
Construção Civil
Corretoras
Indústria de Transformação
Prestadoras de Serviços
Comércio (varejo e atacado)

Certificações

Escritório

2021: Leaders League nas categorias:

Brazil – Best Law Firms for Large-Scale Labor Litigation

Brazil – Best Law Firms for Labor Litigation

Brazil – Best Law Firms for Labor Advisory

2019: Homenagem do TRT/RJ na Semana Nacional da Conciliação;

2019:  Chambers and Partners Latin America (dentre os melhores escritórios de advocacia);

2018: Análise Advocacia 500 categoria Direito do Trabalho;

2018: Chambers and Partners Latin America (dentre os melhores escritórios de advocacia).

2016-2020: Análise Advocacia 500 categoria Direito do Trabalho: um dos escritórios mais admirados;

2006-2014: Análise Advocacia 500 categoria Direito do Trabalho: um dos escritórios mais admirados.

Advogados

2021: Análise Advocacia Mulher, Máyra C. Guedes Cerqueira;

2020: Análise Advocacia 500 na categoria profissionais mais admirados (Cristóvão Macedo Soares, João Marcos Guimarães, Rodrigo Bosisio, Nelson Guimarães e Charles Vandré Araújo);

2020: Who´s Who Legal selo National Leader para Cristóvão Macedo Soares;

2019: Análise 500: Nelson Osmar Monteiro Guimarães;

2019: Who’s Who Legal Brazil para Cristóvão Macedo Soares;

2018: Who’s Who Legal para Cristóvão Macedo Soares.